HENRIQUE CALISTO, TREINADOR DE FUTEBOL PORTUGUÊS NA TAILÂNDIA, SEGUE O SUCESSO

 
 
O Muang Thong United, de Banguecoque, do treinador Henrique Calisto
venceu, ontem, 10 de Maio o Tampines Rovers de Singapura por 4-0 para a Liga da Copa da Ásia 2011 colocando a sua equipa como vencedora do grupo G do importante torneio asiático.
.
Depois de uma primeira parte sem golos, na segunda o Muang Thong, mudou de tatica de jogo, e os atletas de Calisto dominaram completamente o jogo não dando oportunidade ao clube singaporense de atingir as redes e fazer o golo de salvamento da honra da cilindrada a que foram sujeiros durante os 45 minutos.
.
Henrique Calisto a treinar o Muang Thong desde 4 de Março, último, tem levado a efeito um papel brilhante na formação do seu plantel que o vai melhorando jogo após jogo.
.
Certo que ainda, segundo Calisto, há muitas arestas a limar para que o Muang Thong atingir o auge e conseguir o tri-campeão da temporada (2010/2011) da 1ª Liga da Copa Tailandesa.
.
Calisto, um treinador moderado nas palavras e agressivo, nos treinos para com os seus atletas não promete, ilusoriamente, obra enquanto esta não for concluída.
.
Porém e porque tenho acompanhado Calisto desde que chegou a Banguecoque nas competições do seu clube, chego à conclusão que o treinador português, depois de 9 anos no Vietname que o cobriu de glória ao vencer, em 2008, a Copa AFF Suzuki, vai realizar um excelente trabalho na sua nova equipa o Muangthong United.
.
Calisto trouxe o nome e deu-lhe mais realce na Tailândia, a Portugal e já conhecida a sua figura e seu nome por milhares de tailandeses, adeptos do futebol e dos clubes com os quais seu clube disputa competições. Calisto é a figura e ponta para os jornalistas, operadores de televisão e fotógrafos que constantemente o enfrentam com as objectivas.
.
Calisto ocupa as primeiras e centrais dos jornais e revistas, desportivas da Tailândia. O treinador português segue os passos, na Tailândia, de outros grandes nomes portugueses, jogadores e treinadores que têm oferecido a Portugal, no mundo, prestígio como excelentes técnicos e profissionais do futebol.
.
À margem: Há quem abomine o futebol e afirme que não é uma parte cultural o que está completamente errado!
Embora não haja nos anais da história de Portugal na Tailândia e em toda a Ásia e Oriente que seja praticado o jogo da bola pelos portugueses, mas ocupado na arte de produzir e ensinar a fundir canhões, espingardas, fortes de defesa de soberania e outras tecnologias do Ocidente que nestas paragens eram desconhecidas.
.
Tudo isto é cultura nos dias actuais lembrar a obra dos portugueses no antigo Reino do Sião e assim um pedaço de cultura que é aproveitada para escrever livros.
.
Afirma-se por aí que foram os ingleses os inventores do futebol o que não corresponde à verdade. Quando os portugueses chegaram à Ásia já o jogo da bola (futebol) se praticava na Ásia e conta disso dão os jesuitas, em numa gravura, onde foi imprimido um jogo na ilha de Bantan (Indonésia) entre os naturais.
José Martins
 
 
Posted by Jose Martins at 00:15 0 comments

 
 
 
 

Sunday, 8 May 2011

HENRIQUE CALISTO – UM TREINADOR DE FUTEBOL,PORTUGUÊS, NA TAILÂNDIA, SOFRE UMA INJUSTA DERROTA

 

 
.

Henrique Calisto o técnico português a dirigir a equipa Muangthong United, de Banguecoque, sofreu, ontem 7 de Maio de 2011 uma derrota amarga e forçada, frente ao Chiangrai United de 1-0.
.
O primeiro e único golo, da equipa adversária chegou aos 30 minutos. Várias oportunidade de golo foram surgindo, ao Muangthong United e desperdiçadas quer na primeira e segunda partes.
.
A equipa anfitriã não deu a oportunidade à equipa de Henrique Calisto de elaborar o seu jogo, direccionado à baliza do adversário entrado, algumas vezes, com violência a quebrar as regras do jogos ou os jogadores a pontapear a bola para fora do relvado ou ainda caídas, falsas, dos atletas do Chiangrai como forma de ganhar tempo.
.
No último minuto do jogo, a bola partiu de um pontapé de canto e a última chance do Muangthong empatar o jogo e foi conseguido depois do guarda-redes do Chiangrai ter falhado de segurar a bola acabando esta, no meio de uma de confusão, gerada na grande área, acabar no fundo das redes.
.
Porém, inexplicadamente, o arbitro invalida-o com a desculpa de que quando a bola entrou nas redes já tinha apitado e dado o jogo como terminado. Gera-se um “sururu” da parte dos jogadores de Calisto e de seus colaboradores sentados no banco que acabaria por entrar a polícia que amenizou a contenda e terminar o Muangthong sofrer uma derrota injusta em Chiangrai.
José Martins
Henrique Calisto deixa o “Chiangrai Golden Resort”, onde a sua equipa esteve instalada, para o estádio do Chiangrai United Clube..
Antes da partida dos jogadores de Calisto para o estádio, numa sala do hotel, explica aos jogadores a forma como devem actuar em campo
.
Dia anterior ao jogo, depois de 4 horas de viagem de autocarro de Chiangmai a Chiangrai, a equipa de Calisto treinou durante duas horas num campo nas proximidades da hospedagem. Pela primeira assistimos a treino de Henrique Calisto e pela nossa frente está um técnico exigente com seus atletas corregindo-os desta ou daquela má execução da bola..
Durante as duas horas de treino, dia anterior ao grande jogo, temos pela nossa frente um treinador e condutor de atletas de futebol, exigente que ora uma vezes lhes grita quando não executam as jogadas a seu contento ou os junta, a seu redor, no relvado e lhes explica as regras do jogo. Calisto é trabalhador, metódico e estimado pelos seus atletas.
.
O exotismo é normal encontrar-se em todos os encontros de futebol a que temos assistido na Tailândia de quando acompanhamos Calisto desde que há dois meses e seis dias a comandar as hostes do Muangthong United bi-campeão da 1ª Liga de Futebol Tailandesa.
.
A claque do Muangthong United, viajou em vários autocarros, de Banguecoque a Chiangrai, 12 horas de viagem e mais de mil quilómetros percorridos!
.
Cerca de 300 adeptos e claque do Muangthong United, aí estão eles a animar os 11 no estádio do Chiangrai com a acostumada, exuberante, alegria.
.
O futebol na Tailândia desperta na juventude tailandesa, raramente temos observado pessoas de meia ou terceira idades assistir a encontros, mas as bancadas cheias de gente nos seus verdes anos a espirrar juventude. Excelentes complexos desportivos, a maior parte destes ainda não terminados e em construção.
.
Uma fase do jogo entre o Chiangrai e Muangthong.
.

Depois do golo do empate, invalidado injustamente, gera-se a confusão que aqui já amenizada, mas ainda sob os olhares da polícia.
O jogador, brasileiro, Sílvio, explica, sob os olhares da polícia, a Henrique Calisto (este vencido mas não convencido) que o árbitro tinha apitado antes da bola entrar, no último minuto na balisa. Enquanto, já dentro do autocarro a caminho do aeroporto o fisioterapeuta, também brasileiro, Fábio Gomes do Muangthong me dizia: grande safado…
.
.
 
Video do treino da equipa de Henrique Calisto um dia antes do grande jogo e duas horas depois de uma viagem, de 4 horas, em autocarro de Chiangmai a Chiangrai.
.
.
 
Video do encontro onde se pode ver o golo do empate que injustamente foi invalidado
 
Posted by Jose Martins at 17:51 0 comments

 
 
 
 

Tuesday, 3 May 2011

HENRIQUE CALISTO: UM TREINADOR DE FUTEBOL, PORTUGUÊS, NA TAILÂNDIA,SOMA SUCESSOS

 
 
 
Hanoi T & T 0-0 Muang Thong Unidos Print E-mail
Terça-feira 3 de maio, 2011 20:
 

afccup_logo_300x200Hanói: Muangthong United garantiu a sua participação na fase eliminatória da Taça AFC, graças a um empate sem golos contra o clube T & T de Hanói hoje terça-feira.

 

 

A equipa tailandesa, treinada por Henrique Calisto, colocou-se no meio-campo e aproximando-se ao jogo com cautela, sabendo de ante-mão que um ponto seria suficiente para lhe garantir a qualificação no Grupo G, enquanto a equipa vietnamita não teve o ritmo e habilidade para encontrar a passagem e uma vitória ser-lhe-ia necessária .

Henrique Calisto treinador, português, do Muangthong United, voltou ao Vietname, para conseguir um excelente resultado, depois de ter renunciado o lugar de seleccionador nacional há dois meses.

Calisto, em apenas dois meses a treinar o seu novo clube o Muangthong United , bi-campeão da 1ª Liga de Futebol Tailandesa, inserindo-lhe uma nova técnica de jogo obtendo óptimos resultados e o objectivo de alcançar a taça da liga 2010/2011 e o tri-campeão.

 
 
Posted by Jose Martins at 09:26 0 comments

 
 
 
 

Thursday, 28 April 2011

HENRIQUE CALISTO – UM TREINADOR DE FUTEBOL,PORTUGUÊS NA TAILÂNDIA, ALCANÇOU MAIS UM TRIUNFO, INTERNACIONAL, NAS MALDIVAS CONTRA O VITÓRIA

 
 
 
Muang Thong 4-0 Vitória 27 de abril de 2011/strong>
Jogadores Muang Thong comemorando um gol contra o Vitória
.
Male, Maldivas – Muang Thong United derrotou o Vitória, de Maldivas por 4.0 para a Taça da AFC noencontro disputado, ontem, (27.04.11. Muang Thong marcou um golo no início da partida e senhor do jogo, tendo sob pressão seu adversário, para o controlar durante os noventa minutos.
.
Muangthong em boa forma marcou três golos no primeiro tempo e mais um na segunda parte que viria a fazer a vida mais fácil aos visitantes,
.
Na segunda parte os jogadores de Calisto controlaram o ritmo do jogo e continuaram no contra-ataque.
.
O primeiro golo veio no sétimo minuto do início da partida e Siaka sem marcação, dentro da grande área, dirigiu, livremente, o tiro à rede a partir de um passe de cruzamento de Saensook.
.
Logo no minuto 21, Arromasawa duplicou a pontuação de Muang Thong Unidos, desmarcando-se dentro da grande área.
.
Christian marcou o terceiro golo da partida para Muang Thong quando recebeu a bola dentro da grande área e disparou para o golo após bater Sobah.
.
Muang Thong marcou o seu quarto golo no minuto 67. Depois de bater o defensor na demarcação da área de grande penalidade, Christian cruzou a bola para Boonmatoon que pontapeou, fortemente, fora da grande área e acabou num canto da baliza.
.
Após a partida Muang Thong o treinador, português, Henrique Calisto Unidos disse que ficou um pouco surpreso com a linha de pontuação do jogo de hoje entre o Vitória na Copa AFC grupo G.
.
“Sim, fiquei surpreso com a pontuação. O Vitória jogou muito bem em sua primeira partida contra nós, em Banguecoque, mas hoje eles não jogar assim. ”
.
Henrique Calisto disse que foi muito fácil para o seu clube marcar um golo no início da partida contra o Vitória e depois todo o sistema foi alterado.
.
“Marcámos um golo cedo e isso nos fez abrir o jogo. E quando aconteceu o segundo golo foi mais fácil para nós. Nós dominamos o jogo e marcámos mais dois golos. “Acrescentou
.
Ele também disse que alguns de seus jogadores ficaram lesionados , mas naquele momento não me poderia estar a preocupar muito com isso.
.
“Nosso guarda-redes foi lesionado no jogo, mas de momento não posso informaar nada sobre as consequências . Temos que esperar por amanhã para verificar o seu estado. ”
.
Por outro lado, o treinador do Vitória Ali Suzain disse que perdeu o jogo por causa dos erros defensivos.
.
“Perdemos esta partida devido a erros simples e descuidos defensivos. Nossa defesa estava desorganizado e até que eu tive que fazer uma mudança também. ”
.
Ele também disse que a única diferença foi a excelente qualidade dos jogadores estrangeiros.
.
“A única diferença foi a qualidade dos jogadores do Muangthong. Quando falamos sobre o sucesso nestas competições é preciso ter estrangeiros como os que jogaram contra nós hoje. ”
.
“Muang Thong Unidos gasta milhões de dólares para a compra de jogadores e para a construção de suas infra-estruturas. Mas o que podemos fazer se ainda estamos na construção de metade de um campo para os últimos dois anos. Se nos quisermos classificar para a segunda ronda deste torneio ou ir mais longe, precisamos ter bons jogadores com talento estrangeiro. ”
.
“Se nós precisamos de participar neste torneio nos próximos anos, nós temos que decidir se vamos participar ou não. E também quais são as coisas que precisamos fazer. Caso contrário, não há forma de participar neste torneio apenas para um nome. ”
.
Quando perguntado sobre o status da FAM jogador do vencedor do prêmio do ano, Ibrahim Fazeel, Suzain disse que nada fez durante os últimos três dias.
.
“Fazeel não participou no evento da cerimônia de entrega do prémio dado que voltou a noite passada ‘após um checkup médico em Colombo. Ele estava cansado e tem algumas pequenas lesões de que eu não quero correr o risco dele. É por isso que eu vou colocá-lo no banco. ”
A redacção,traduzida, foi recolhida de várias fontes de informação.
 
 
Posted by Jose Martins at 01:36 0 comments

 
 
 

About AQUITAILÂNDIA

Vivo neste país há três décadas em prol da divulgação de duas nações amigas Portugal e a Tailândia
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s